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8 dicas de como se preparar para grandes datas comerciais

Mulher com sacolas

As datas comerciais são cruciais para impulsionar as vendas de qualquer negócio, independentemente do setor em que atua, certo? Esse fator é muito importante, principalmente para empresas pequenas e médias que visam o crescimento e mais visibilidade no mercado.

Para garantir o sucesso e aumento de receita, é fundamental que os responsáveis das empresas desenvolvam estratégias eficientes para alcançar o público-alvo e obter reconhecimento de marca. É durante as datas comerciais que eles devem direcionar seus esforços e recursos ao marketing, visto que eles podem aumentar os lucros de modo significativo e, até mesmo, fidelizar clientes.

Pensando nisso, trouxemos 8 dicas sobre como se preparar para as principais datas para o e-commerce. Continue a leitura e confira.

1. Defina as datas importantes e as metas para o seu e-commerce

Para o sucesso do seu e-commerce, defina quais são as datas comemorativas que sejam relevantes para o seu negócio. Dessa forma, você pode fazer um planejamento de estratégias e campanhas de marketing direcionadas para seu público-alvo. Algumas que você deve incluir no calendário sazonal sem falta são:

  • Black Friday;
  • Natal;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais.

Inclusive, vale lembrar que é necessário um preparo antecipado para otimizar as vendas nessas datas comemorativas do comércio. Quanto mais cedo a campanha for iniciada, melhor para o seu negócio.

2. Planeje-se com antecedência

As datas comerciais são essenciais para todos os negócios, independente do segmento, mas algo que pode ajudar sua empresa a se destacar é se planejar com antecedência. Esse é um fator indispensável, especialmente para empresas que atuam no e-commerce, visto que podem ocorrer imprevistos como o atraso na entrega e outros fatores que podem afetar as campanhas de marketing.

3. Abasteça e organize o estoque

O abastecimento e organização do estoque são ações necessárias que contribuem diretamente para o sucesso de vendas durante as datas comerciais. Portanto, inclua em seu planejamento a negociação com seus fornecedores.

Outro ponto importante é aproveitar oportunidades para vender produtos que estão parados no estoque, estipular preços dinâmicos e definir quais itens serão disponibilizados para promoção. Não esqueça de estabelecer boas condições e prazos para atender o público.

Dê treinamento para toda a equipe

4. Dê treinamento para toda a equipe

O treinamento para a equipe é indispensável para o sucesso das vendas em datas comerciais. Eles têm como principal finalidade orientar os colaboradores e capacitá-los para lidar com as demandas e o processo de vendas.

O ideal é criar um tutorial que abrange as diretrizes e regras a serem aplicadas durante o período de promoções. Não esqueça de instruí-los a como informar os clientes sobre as promoções, novos produtos e outros fatores pertinentes.

Assim, a equipe estará capacitada para enfrentar situações adversas, especialmente desafios que podem surgir com o aumento no volume de pessoas interessadas nos produtos que sua empresa oferece.

5. Crie campanhas publicitárias e promoções atrativas

Criar campanhas publicitárias e promoções atrativas é um passo crucial para alcançar um bom volume de público em datas comemorativas do comércio. Para uma campanha ter sucesso, é importante que elas tenham começo, meio e fim.

Algo que pode contribuir com o aumento de vendas é informar ao público que os itens em promoção estarão disponíveis por um limite de tempo, além de oferecer itens exclusivos em datas importantes.

Implementar essas estratégias podem ajudá-lo a aproveitar as datas comerciais e as oportunidades que esses períodos podem prover para seu negócio. Nesse contexto, é fundamental fazer pesquisas e estudos sobre tráfego pago e orgânico e as melhores técnicas e campanhas para gerar conversões.

6. Desenvolva um plano de ação

Um plano de ação eficaz para datas comemorativas é indispensável. No entanto, é importante considerar alguns pontos como uma comunicação clara com o público-alvo para garantir que eles entendam o tempo limite das promoções e as suas diretrizes.

Também é essencial garantir uma boa experiência para o cliente. Ao sentirem-se seguros para adquirir algo em sua loja, a possibilidade de fidelizá-los aumenta.

Para um plano de ação eficiente, considere:

  • Metas: estabeleça objetivos e metas claras de alcance e conversão;
  • Data de início e fim das promoções: definir um prazo ajuda os clientes a definirem o limite de tempo de quando poderão garantir a compra;
  • Verba disponível: permite direcionar recursos para os locais certos;
  • Estratégias de marketing: desenvolvam as estratégias de marketing antes de dar início à ação.

Ao seguir essas dicas e desenvolver um bom plano de ação, os empreendedores podem usufruir das vantagens que as datas comemorativas oferecem, além de alcançar um público considerável.

7. Tenha um plano de devolução e troca de produtos estabelecido

Estabelecer um plano de devolução e troca de produtos é crucial ao se planejar para datas sazonais. Desenvolva uma política de devolução fácil e acrescente-a em seu site para evitar transtornos.

Ofereça períodos de devolução que sejam benéficos para as duas partes e faça uma revisão periódica sobre as políticas para atualizá-las caso necessário.

Além disso, faça um levantamento de dados para entender quais os principais motivos pelos quais os compradores normalmente devolvem os pedidos. Dessa forma, é possível resolver o problema e reduzir números de devoluções.

Com um plano de devolução estabelecido, você pode agilizar processos, aumentar o número de vendas e melhorar a satisfação dos clientes durante os períodos de datas comemorativas.

8. Ofereça brindes ou condições especiais de frete

Considere oferecer brindes ou condições especiais de frete para atrair mais clientes e até mesmo fidelizá-los. Ao oferecer brindes relacionados a data ou frete grátis em compras acima de um valor pré-definido, é possível levar os clientes a finalizar a compra.

Por exemplo, em uma promoção especial do dia dos pais, ofereça brindes como ímãs de geladeira, chaveiros, copos e outros tipos de brindes personalizados para aumentar a satisfação do comprador.

Empresas de variados portes costumam oferecer frete gratuito por compras realizadas em determinado valor. Por exemplo, a depender do tipo de produto que comercializa, você pode definir o valor de R$ 200 ou mais para frete grátis. Não esqueça de destacar sobre o frete grátis e brindes no site da loja e redes sociais para aumentar o volume de vendas do seu negócio.

Bônus: conte com uma empresa especialista em consultoria para e-commerce

Contar com um especialista em consultoria para e-commerce é crucial. Esses profissionais possuem expertise e conhecimento necessário para identificar problemas e orientar sobre processos de otimização que podem ser feitos.

Não apenas isso, mas especialistas em consultoria para e-commerce também auxiliam em todo o procedimento antes e após identificar pontos de melhorias e colocar estratégias de marketing em prática. Cada método colocado em prática é definido com base na análise de dados obtidos, técnicas já aplicadas, acessibilidade do site e diversos outros.

O mundo do e-commerce tem se tornado cada vez mais competitivo e contar com um profissional da área é indispensável para te auxiliar a garantir a visibilidade e destaque em comparação com a concorrência. Conte com a YAV Digital para se preparar para as datas comemorativas do seu negócio.